dedetizacao contra cupins

Os cupins são insetos mais conhecidos pelo hábito de se alimentarem preferencialmente de celulose atacando papéis, livros, estruturas de madeira, ou qualquer derivado deste composto. Ele desempenha uma função fundamental na natureza, na decomposição de matéria orgânica, contribuindo para a incorporação de nutrientes e fertilidade do solo.

Esses insetos são mais conhecidos por sua importância econômica como pragas de madeira e de outros materiais celulósicos ou ainda pragas agrícolas, entretanto, apenas cerca de 10% das espécies conhecidas de cupins estão registradas como tal. Dentre essas espécies sua fonte de alimento pode variar bastante. Existem cupins que comem raízes de plantas ou fungos por exemplo.

Assim, é importante saber identificar a espécie a ser controlada, diferenciando cupins que não causam prejuízos ao homem (úteis na manutenção da cadeia alimentar na natureza) dos que causam danos ao patrimônio privado, histórico ou cultura do homem.

Cupim de madeira seca: Como o nome indica, os cupins de madeira seca são os cupins que fazem o ninho na propria madeira seca, ou seja, toda a côlonia encontra-se na madeira seca que ao mesmo, tempo, serve de abrigo e de alimento.

Cupim subterrâneo: Faz o ninho no solo, geralmente próximo a uma fonte de umidade ou alimento. Assim, diferente dos cupins de madeira seca, os cupins subterrâneos saem do ninho em busca de alimento.

Importância para o ambiente

Destruição de estruturas de madeiras e móveis é apenas um dos danos causados pelos cupins. Vegetação e muitos outros bens tambem podem ser danificados. Em grande número em um local pode trazer sérios prejuizos, entupindo calhas, ocasionando danos a estruturas de forros, pintura de carros entre outros. poróm, a presença dos cupins só é notada quando o local já esta bastante comprometido. Então, a melhor solução é prevenir e vistoriar locais escuros e úmidos, como partes superiores de armários e porões.